16 de dezembro de 2014

Sobre










SobreFaaaaala Galera, tudo bem?
Galera, quem é o Prof. Boaro?
Bom, moro em Valinhos, próximo a Campinas no estado de São Paulo. Sou paranaense de Jesuítas. Vim para Campinas ainda bem novinho, cresci num bairro chamado Jardim Yeda, na periferia da cidade. Meu pai era agricultor no Paraná e veio para cá, como muitos, para trabalhar nas indústrias automobilísticas do estado em meados dos anos 70. Sempre estudei em escolas públicas, e se engana quem pensa que as escolas públicas da minha época eram boas. Só para vcs terem uma ideia eu aprendi, em inglês, quase que apenas o verbo to be até o final da 3ª série do ensino médio! Coisa de louco né?
Gente, é o seguinte, com este histórico sociocultural não dava para não ter de trabalhar já na adolescência. Trabalhei desde os 13 anos e meio. Comecei num mercadinho e depois aos 14 anos fui trabalhar registrado, na época podia, numa indústria metalúrgica. Galera, não aguentei o cheiro horrível de óleo, não aguentei mesmo! Pedi demissão e fui trabalhar de pacoteiro (nossa, queria morrer quando me chamavam de pacoteiro. Era EMPACOTADOR! Kkk) no grupo Pão de Açúcar. Depois de mais 2 anos fui trabalhar numa farmácia no centro de Campinas, Drogasil da rua Barão de Jaguara, tem lá até hoje! Acontece que neste momento eu despertei e disse não!!!!! Chega, quero estudar!!!!! Pedi demissão na farmácia, terminei da namorada, vendi o meu fusca, deixei o cabelo crescer e me tranquei no meu quarto, só saia de casa aos domingos de manhã para servir como catequista, estudava das 23:00 às 6:00, para ter silêncio em casa e por fim entrar na UNICAMP, o curso era o de Biologia. Deu certo! Passei na USP e na UNICAMP, escolhi ficar em Campinas e continuar morando com meus pais. Fiz um ano só de Bio. Cara, que curso espetacular! Mas queria estudar outras coisas que não apenas ligas à vida, entende? Fui pra a Física.
Em meados de 1997, ou seja, durante o meu primeiro ano na Física, encontrei com alguns colegas e resolvemos montar um cursinho alternativo próximo de onde eu havia crescido. O bairro era a Vila União. O cursinho chamamos de Herbert de Souza. Construímos umas salas de aula num espaço cedido numa associação de bairro enquanto começávamos as aulas no porão da Igreja do Jardim Yeda. A comunidade chama Santa Mª Madalena Postel. O cursinho existe até hoje.

Bom, acabei virando professor no próprio cursinho que ajudei a montar. Daí não teve mais volta. Este já é meu 18º ano de docência. Caramba, passa rápido.
Na virada de 2013 para 2014 resolvi gravar vídeo-aulas. Num primeiro momento achei que estes vídeos iriam ficar apenas entre meus alunos, tanto que nem me apresentei no primeiro vídeo. Que inocência a minha. Percebi então que este trabalho estava alcançando e ajudando muita gente, não tive dúvidas, passei a me preocupar bastante também com as pessoas que precisam de um material aprofundado, de qualidade e que seja gratuito. Decidi gravar todo o conteúdo detalhado, montar o meu site para disponibilizar as listas e gravar a resolução de todas as edições do ENEM, e sempre totalmente grátis para todos.
Bom gente, é isso. Neste momento estou empenhado gravando toda a mecânica, detalhada e com muitos exercícios para dar uma força a quem precisar!
Esse é o Boarinho!
Abç a todos e fiquem com Deus.



164 thoughts on “Sobre

  • Professor Boaro, gostaria de parabenizá-lo por seu trabalho! Realmente, aulas muito bem feitas!Também moro em Valinhos!

  • Professor suas aulas são incríveis . Desde a primeira aula que vi , passei a gostar muito, nunca cheguei a gostar de física por entender o conteúdo , mas com suas aulas passei a compreender melhor e amar estudar física. Obrigado pelo ótimo professor que você é e pela sua imensa ajuda.

  • Boa tarde muito bons seus videos, Estou cursando engenharia mecânica modo EAD, tenho um dificuldade de entender oque leio mas com os videos esta muito mais fácil e pratico, uma ideia que hoje, comprar um quadro colocar sua aulas na telha e ir repassando no quadro como, se eu tivesse dando aula para alguém, ao meu ver quem sabe assim fica mais natural, tentando explicar o que esto aprendendo sera mais fácil entender. valeu pela ajuda, sempre meu like esta la, compartilho sempre que posso seus videos para pessoas que precisa aprender, não sei explicar, mas ao meu ver você passa a impressão que faz o que afazer por gostar assim facilita o intendimento; no meu curso tive varias videos aulas mas sabe aquela morbidez entediante. Boa aulas Proff: Boaro tomara que tenha conteúdo até nos últimos períodos. rsrs

  • Boa tarde, Boaro acabei de conhecer seus videos assisti a aula de electromagnetismo,achei fantástico pois venho de um ensino médio chamado (eja) educação de jovens e adultos, ensino médio para quem precisar acabar rápido e trabalhar, tenho bastante dificuldade para aprender, porém com seus videos,parece que fica fácil,obrigado pela força que Deus te abençoe, há não deixa a catequese de lado não kkk. Espero aprender muito com você.

  • Cara, eu só queria te dar meus parabéns, a qualidade de seus vídeos é gigantesca, e são muito didáticos, eu tenho uma história que parece com a sua no começo, estudei em escola publica no interior do parana e comecei a trabalhar com 15 anos em um mercado para ajudar em casa, e pode acreditar, ainda não ensinam inglês na escola publica rsrs, no meu 4º ano do ensino médio/técnico (no qual eu nao tive matematica, quimica e portugues por conta de professores que nao davam aula) eu me foquei e consegui passar de primeira pelo ENEM na UTFPR, e na 4º chamada pela UFPR, para engenharia mecânica, ambos este ano, cheguei na faculdade e fiquei completamente perdido, a ‘revisão do ensino médio’, eu não tinha visto nada, em 2 semanas eu tive que aprender todo o conteúdo, estudando todo o tempo possivel, com muitas vídeo aulas, e o seu canal ajudou muito, e sua historia é inspiradora, obrigado. 😀

  • Boaro, primeiramente parabéns pelo trabalho; é fantástico!
    Cara, vendo um vídeo seu sobre polias e roldanas fiquei em dúvida quanto ao sentido da força de tração T2 (polia móvel). Por que não seria para baixo?

  • Fico feliz em saber que existem pessoas como vc, em busca de auxiliar o próximo.
    Realmente seu gesto é de grande valor.
    Suas aulas são excelentes, com certeza está na profissão certa.
    Parabéns a vc é a todos que lhe apoiam.

  • Professor, sou da Bahia e conheci o seu trabalho através do youtube. Vim aqui te agradecer pelo que você faz pela educação do nosso país. Muito obrigada pelas aulas tão maravilhosas e gratuitas!!! Você merece todo sucesso do mundo! Farei doações! Beijo enorme no seu coração, prof!

  • não acredito que finalmente achei um professor de física que ensina bem pela internet, e não precisa pagar pelas ótimas aulas <3 muito obrigada professor!!!

  • Bom dia professor, a sua nobre atitude de transmitir conhecimento para todos aqueles que necessitam é plausível e honrada para a profissão escolhida por você desde já agradeço, que Deus te abençoe sempre.

  • Oi Boato!! Estou aqui para dizer o quanto lhe admiro e quero que seu canal cresça, sempre dou link nos videos e favorito. Ainda não consigo fazer nenhuma doação, mas assim que minha situação melhorar vou doar sempre para seu canal continuar crescendo.
    Eu sou Vestibulanda de medicina, cursei todo o ensino fundamental e médio em escola pública, eu não tive aula de física na escola, então sai do ensino médio sem saber nada praticamente, tudo de física que eu sabia era porque eu havia feito SENAI, e seu canal me ajudou muito, muito mesmo, obrigada, você é um professor excelente.
    Assisto você aqui de Santa Rita do Sapucaí, sul de MG

  • Ola Prof. Boaro, estou gostando muito da sua didática, parabéns pelos videos. Haveria a possibilidade de você ministrar aulas particulares através do Skipe?

    Agradeço pela atenção.

    Daniel

  • Professor Boaro
    O Sr. é um grande exemplo pra mim! Gosto muito de ver suas aulas porque todas as vezes que faço isso me vem uma vontade de crescer na vida acadêmica. Obrigado por tudo e continue com essa maneira simples e fiz de fazer com que nós amemos a física.

  • Boaroooo, que orgulho de ti cara! Chego a me emocionar em ver pessoas como você exercendo além da cidadania. O seu trabalho é espetacular, desde o primeiro dia quando vi o seu vídeo em imediato pensei: esse professor é diferente, tem uma essência diferente. Pelo visto nunca estive enganado, pois ao ler sua história, já pude ver o quão sensível se tornou com base nas suas experiências de vida. Enfim, Boaro, um forte abraço, admiro você demais e sinto imenso orgulho de dizer que existem pessoas fantásticas no mundo como você. Continue sempre fazendo e colocando amor no seu trabalho. Você é nota 1000!

    Abraço

    Flávio Magalhães

  • Olá prof Boaro, tudo bem?
    Estes dias me deparei com um exercício do ENEM de 2015. Peguei e fiz o problema encontrando um resultado.
    Porém este resultado não é o mesmo dos gabaritos encontrados na internet para o mesmo exercício.
    Olhando na internet e no youtube me deparei com várias explicações sobre esse exercícios e todos resolvendo da mesma forma e portanto com resultados diferentes do encontrado por mim. O primeiro video que assisti no you tube foi o seu, então acho justo compartilhar com você o meu questionamento, afinal somos professores e queremos o melhor esclarecimento para nossos alunos.
    O exercício foi o seguinte: ENEM 2015) Um garoto foi à loja comprar um estilingue e encontrou dois modelos: um com borracha mais “dura” e outro com borracha mais “mole”. O garoto concluiu que o mais adequado seria o que proporcionasse maior alcance horizontal, D, para as mesmas condições de arremesso, quando submetidos à mesma força aplicada. Sabe-se que a constante elástica kd (do estilingue mais “duro”) é o dobro da constante elástica Km (do estilingue mais “mole”).

    Veja bem, os dois estilingues (constante elástica “dura e mole”) possuem constantes elásticas diferentes e portanto forças diferentes sobre os projéteis (se considerarmos a mesma elongação x). Sendo assim quando você reagrupa os termos em seu video, para formar o termo “a”, acidentalmente diz que as duas forças nos dois casos são as mesmas, pois para que “a” seja igual nas duas situações (constante elástica “dura e mole”) e necessário que elas sejam iguais. Porém isso não é possível, pois a força é proporcional a “k” e ele é diferente nas situações.
    Sendo assim, o resultado que encontraremos levando em consideração essas forças elásticas diferentes, é que: Dd/Dm=2, que diga-se de passagem esta mais adequada a realidade física, pois aquele estilingue que possui uma constante elástica maior (mais duro) tem como consequencia uma energia potencial maior e portanto maior velocidade de “saída” do projétil a partir do estilingue. Essa velocidade maior, faz com que qualitativamente pensemos que a distância percorrida pelo projétil seja maior, ou seja aquele estilingue mais “duro” possui mais alcance, o que podemos comprovar refazendo o cálculo, porém percebendo que a força entre as duas situações não é a mesma.
    Espero ter contribuído, sucesso prof.
    Att. Daniel Souza.

  • prof Boaro… mandei uma msg sobre um questionamento que tive sobre uma questão do ENEM 2015, que fala de um estilingue que um garoto compra. Porém lendo a questão novamente e com mais atenção, percebi algo que tinha passado despercebido por mim anteriormente: o exercício deixa bem claro que as “forças são iguais”. Bom nessa situação o resultado não é o mesmo que comentei anteriormente, pois nessa situação, onde as forças são iguais, a elongação é diferente nas duas situações. Portanto o resultado é mesmo Dd/Dm=1/2 e não o contrario como disse anteriormente no meu comentário.
    Então é isso, desculpe o equívoco…sucesso prof.

  • Boaro muito obrigado pelos seus vídeos,você está me ajudando muito com suas aulas. Estou na quinta fase de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina e assim como você não gostava de Biologia eu não estou muito contente com a Odontologia.Venho de uma família de forte tradição em odontólogos mas realmente não é o que eu quero.Esse ano vou prestar vestibular pra federal em medicina aqui em SC e suas aulas são minha diversão no meu tempo entre um paciente e outro.Assim que eu poder vou ajudar.Continue forte,muito obrigado.
    Se poder deixar anônimo,agradeço.

  • Faaaaala, Boaro! Espero que neste espaço caiba os vários mols de palavras singelas que tenho de dizer. Não estou aqui para contar nenhuma história fenomenal de superação, como “sempre tive dificuldade em física e, com suas videos aula, eu gabaritei”. De fato, várias foram as provas de física que tive a graça de tirar a nota máxima e, de fato, suas aulas foram minha base e meu impulso. Mas não é disso que vim falar. Eu te acho um cara incrível, excepcional. Tanto quanto o professor sem igual que és, quanto o ser humano indescritível (afirmo isso sem nem, ao menos, lhe conhecer a fundo). Sua essência é muito pura! Você tem um trabalho lindo, gratuito e de excelentíssima qualidade, vislumbrando apenas um futuro promissor para os espectadores do seu canal. Raras são as pessoas que pensam e agem de tal maneira, portanto, você merece um enorme parabéns, Boaro! Você – desculpa a expressão – é foda, cara! Eu não posso te deixar nada mais, nada a menos de muito, mas muito sucesso em sua vida! Você merece! Obrigada por ter me ajudado, mesmo sem saber, em várias matérias ao longo do ensino médio – o qual eu ainda estou cursando e parei de assistir sua playlist sobre eletromagnetismo para dividir esse sentimento com você -; obrigada por ter me feito entender e pegar gosto por uns conteúdos que pareciam humanamente impossíveis e, por fim mas não menos importante, obrigada por ter essa alma tão pura e boa! Você é um mestre!

  • Fala professor!
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer seu empenho ao fazer seus videos, são simplesmente fantásticos! parabéns!
    Eu comecei a fazer faculdade de Licenciatura em Fisica EaD na Unip. Comecei semana retrasada e ja peguei o bonde andando e a materia é justamente mecanica clássica. As video aulas da faculdade são simplesmente muito ruins, o professor lê um slide manda as formulas e vc que se vire. Pois bem, me virei, achei seu canal e graças a ele tenho certeza que terei um aproveitamento muito bom nos meus estudos, espero que você me forneça um diploma no final do curso….rsrsrs Porque neste ritmo vou ser formado por você e não pela Unip rsrsrs.
    Eu ví que aceita doações, eu vou fazer sempre que possível, pois entendo que temos que honrar quem tem honra e seu trabalho como disse é fantástico!
    Eu tenho uma nano empresa (rs) de desenvolvimento de sites (www.desenvolvimentodesites.emp.br) ficaria muito feliz em lhe oferecer uma ajuda nessa área (logicamente sem custos). Eu ficaria muito feliz eu ajudar de alguma forma com seu trabalho.
    Eu mandei um contato para a Unip reclamando das video aulas deles e mandei o link do seu canal dizendo: é assim que se da aula de Física! rsrsrsrs
    Mais acho que não vai ter algum resultado…mais se entrarem em contato contigo ja sabe da onde veio.
    Professor, mais uma vez obrigado pelo seu trabalho, ele está sendo essencial para meu aprendizado.
    Que Deus abençoe você, sua familia e seus projetos!
    grande abraço do seu aluno;
    Fernando França

  • Salve, professor! O senhor desempenha um trabalho fantástico. Sou vestibulando de medicina, moro no interior do RS, estudei sempre em escola pública e não tenho condições financeiras para pagar um cursinho. Várias vezes pensei em desistir do estudo por ser muito difícil competir em um vestibular sem ao menos ter um professor para me ensinar. Mas são as pessoas como o senhor que me provam que há possibilidades e que “fazer algo diferente” é possível. Eu tenho certeza que alcançarei o sucesso e o senhor fará parte disso. Obrigado pela sua humanidade, és um exemplo para a educação. Grande abraço!

  • Professor!! Sou estudante do terceiro ano , recentemente passei na primeira etapa da UEMA( Universidade Estadual do Maranhão), a prova de segunda etapa, as especificas, física e matemática já são na próxima semana, estou ansioso e ao mesmo tempo preocupado, afim de revisar a respeito de assuntos e também aprofundar outros conheci o seu canal e sua história. Venho aqui apenas agradecer e elogiar o seu trabalho, o senhor é uma pessoa diferente(no bom sentido) e seu método de ensino é incrível!!!!! Obrigado professor!Eu amo física, meus professores são excelentes, mas o senhor nasceu com o dom para lecionar, parabéns pelo trabalho!

  • Muito obg professor pelos seus videos, o senhor não imagina como estão sendo importantes para mim
    peço a Deus para um dia ter um coração nobre igual o seu.

  • Faaaaalaaa professorrr!!!!!! (sempre quis dizer essa!! rsrsrsrs)
    Eu queria apenas agradecer por todo esse empenho e paixão que o senhor nos traz em cada uma de suas aulas.Seus vídeos são responsáveis por grande parte do meu crescimento e desenvolvimento escolar e eu realmente espero que o senhor possa continuar com esse trabalho,que é simplesmente ma ra vi lho so!

    Um grande abraço; FIQUE COM DEUS!

  • Prof. Boaro. Sempre tive dificuldade de aprendizagem. Pensei que jamais iria aprender Física.
    Depois que comecei a assistir suas aulas… parece que me “apaixonei” pela física…. Estou nas aulas de Mecânica ainda, porém encantado com a maneira a qual você ensina. Quando termino de assistir uma video aula, já quero ir para a próxima…estou conseguindo resolver todos os exercícios… Hoje tenho certeza de que a maneira como um professor ensina uma disciplina é o que define se um aluno vai ou não gostar da disciplina. Você me fez GOSTAR de estudar Física. Agradeço todos os dias por ter o Sr. como professor de física. Que Deus te abençoe sempre e muito obrigado por tudo ! Tenho a certeza de que muitos alunos estão, agora, realmente aprendendo física , e o melhor de tudo, aprendendo a gostar de física por estar assistindo suas víedo-aulas… PARABÉNS ! PARABÉNS ! PARABÉNS ! PARABÉNS ! PARABÉNS ! pelo seu projeto !!!

  • Ótimo professor, estou acompanhando suas aulas no Youtube e me preparando para o Enem deste ano. A Física é a matéria de exatas na qual eu mais admiro (Sou de Humanas não vou negar, Rs). Especialmente a parte de Eletricidade é mais interessante para mim. Obrigado Professor e Sucesso em sua Carreira.

  • Olá Professor Marcelo só tenho a te agradecer, pois passei em uma universidade Federal com sua ajuda muito obrigado…

  • Professor, em primeiro lugar venho te agradecer por todas as aulas que vc disponibiliza. Sua didática é incrível. Não gosto de física mas através de suas aulas eu realmente entendo tudo. Vou estudar esse ano para o enem em casa, em busca de uma vaga pra medicina, e vou usar muito seu site. Parabéns pelo seu trabalho!

  • Professor, conheci o seu canal no meio do ano passado e com o pouco tempo restante para os vestibulares me dediquei completamente a ele. Todos os dias assistia, no minimo, 2 aulas suas. E sua didática me impressionou muito, muito, muito!! Com todo o seu incentivo e suas aulas maravilhosas, hoje recebi a melhor noticia da minha vida: fui aprovada na fuvest 2018. Irei cursar Física(bacharel) e pode ter certeza que não irei deixar de acompanhar o seu canal e dar todo o suporte que eu puder! Muito obrigada e parabéns pelo projeto!!

  • Aulas incríveis! O seu trabalho inspira! Muito grata por compartilhar todo seu conhecimento. São as melhores aulas de física que já vi. Sua didática é ótima! Excelente professor! Só estou com dificuldade para achar a lista de exercícios já que o site (www.fisicaparavestibulares.com.br) não está abrindo pra mim. Alguém poderia me orientar?

  • Conheci seu trabalho agora e to adorando, to estudando em casa para o vestibular seu trabalho vai ajudar bastante!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress spam blocked by CleanTalk.